Cemitério Luterano de Curitiba

Curitiba, Curitiba, Parana, Brazil

close

Byt språk

close

Du kan ändra språket på webbplatsen BillionGraves genom att ändra standardspråk i din webbläsare.

Läs mer
Svenska
Registrera dig

Mina bildförfrågningar

Hittar du inte det du letar efter?

Gör en bildförfrågan så att användare i närheten vet vem du letar efter. Gör en bildförfrågan

Lägg till poster för Cemitério Luterano de Curitiba

Har du poster från Cemitério Luterano de Curitiba?

Lägg till dina poster i BillionGraves och få dem att för alltid bestå Lägg till gravstensbilder Lägg till andra poster

Kom igång

Kom igång med att bidra till Cemitério Luterano de Curitiba. Använd knappen nedan för att starta en enkel steg-för-steg-process för att komma igång med att bidra till Cemitério Luterano de Curitiba.
Kom igång
Transkriberade poster
Ej transkriberade bilder
Flaggade bilder

Lägg till poster för Cemitério Luterano de Curitiba

Har du poster från Cemitério Luterano de Curitiba?

Lägg till dina poster i BillionGraves och få dem att för alltid bestå Lägg till gravstensbilder Lägg till andra poster

Evenemang på Cemitério Luterano de Curitiba

Det finns inga kommande schemalagda evenemang på Cemitério Luterano de Curitiba. Använd knappen nedan för att schemalägga ett.
Schemalägg evenemang
Schemalägg evenemang
close
Steg 1: Namnge ditt evenemang
Steg 2: Välj ett datum
Steg 3: Välj en tid

Donatorer

Mer

bild(er)

    BG-app bild(er)    Stödjande post bild(er)
1 - 60 navigate_before navigate_next

Bilder av kyrkogården

add

Begravningsplatsinfo

edit

Antal bilder

3069

Antal gravstensposter

5159

Antal stödjande poster

6

Beskrivning

O Cemitério Protestante "Dia frio, de céu claro e pouquíssimas nuvens. Típica manhã de inverno, depois de um madrugada de geada. O ano de 1856 transcorria na pacata Curitiba. Agitação apenas no Palácio do Governo da Província, onde o presidente Vicente Pires da Mota comandava, com antecedência de três meses, os preparativos para o terceiro aniversário da Emancipação política do Estado, comemorado em 19 de Dezembro. A tarde substituía aquela manhã de céu claro, e com ela chegava a notícia da morte do alemão Johann Friedrich Prohmann, nascido em Hannover, e que trocara o país de origem por uma chácara no bairro Mercês em Curitiba. Após as cerimônias Luteranas, o cortejo fúnebre segue para o único cemitério da cidade na época, o Cemitério Público, atualmente Cemitério Municipal São Francisco de Paula. Na chegada, a imagem do padre, de braços abertos, frente ao portão. Ao contrário do imaginado, não era uma recepção fraterna. Foram todos barrados, ainda na entrada. Era um cemitério para católicos, alegou o padre. O enterro ficaria condicionado à conversão de toda a família Prohmann, alemã de coxas brancas, ao catolicismo. A negativa, foi unânime. Foi quando o padre, então, com uma intenção conciliatória, sugeriu o enterro "extra muros". A sepultura seria aberta ali mesmo, mas do lado de fora do "campo santo". Quando o cemitério fosse ampliado, argumentava o padre, no futuro, o túmulo protestante poderia também ser abarcado. Mas enterrá-lo ali não. Os Prohmannm indignados com as sugestões propostas, retornam às Mercês para outra noite de velório. O frio curitibano ajudava na conservação do corpo. Era o dia 22 de agosto quando parentes e amigos do morto elegeram uma colina, lá para os Altos da Glória, para enterrar o cadáver. A sepultura estaria rodeada de palmeiras, aroeiras e arbustos. Um túmulo solitário, cercado de vegetação nativa. A notícia correu a cidade. O alemão tinha sido enterrado fora do cemitério. Ao saber do ocorrido, o prefeito Carl Augusto Stellfeld desapropriou uma área em torno da sepultura e doou-a à Comunidade Evangélica Luterana. Foi assim que nasceu o Cemitério Protestante de Curitiba." (Autor: Renato Emílio Coimbra. Texto final: jornalista Luiz Henrique Weber)
BillionGraves.com
Cemitério Luterano de Curitiba, Skapad av JamesAnderson, Curitiba, Curitiba, Parana, Brazil